Divulgadas as notas do Enade 2021

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Concluintes de oito cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC) realizaram as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. As provas foram aplicadas em novembro de 2021 e tiveram 366 estudantes de 11 campi do IFC inscritos. Os resultados foram divulgados este mês.

Enade é componente curricular obrigatório e avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação. A partir desta avaliação, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A classificação é feita em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Em 2021, os cursos com participantes do IFC foram: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Física, Matemática, Pedagogia, Química, Redes de Computadores e Sistemas de Informação.

Entre eles, os tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Blumenau) e em Redes de Computadores (Brusque) receberam a nota máxima. Matemática (Camboriú, Sombrio), Pedagogia (Blumenau, Rio do Sul, Videira), Redes de Computadores (São Francisco do Sul) e Sistemas de Informação (Araquari) receberam nota 4. Estes cursos são, portanto, considerados acima da média. Os demais receberam nota 3 e 2.

Sobre o Exame – Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Pandemia – Segundo os organizadores, nesta edição do Questionário do Estudante, foram inseridas, ao final, as questões P1 a P11, que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da pandemia em seu processo formativo. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente a esse cenário educacional singular, mas não serão utilizadas para fins de avaliação dos cursos e das instituições.

Confira a classificação completa dos cursos do IFC:

Nota 5
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Blumenau
Redes de Computadores – Brusque

Nota 4
Matemática – Camboriú, Sombrio
Pedagogia – Blumenau, Rio do Sul, Videira
Redes de Computadores – São Francisco do Sul
Sistemas de Informação – Araquari

Nota 3
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Fraiburgo
Ciência da Computação – Rio do Sul, Videira
Física – Rio do Sul
Matemática – Rio do Sul
Pedagogia – Camboriú
Química – Araquari, Brusque
Redes de Computadores – Araquari, Sombrio
Sistemas de Informação – Camboriú

Nota 2
Física – Concórdia
Matemática – Concórdia
Pedagogia – Abelardo Luz

Todos os resultados estão disponíveis na página do Enade.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana