Seleção de representantes de egressos, sociedade civil e sindicatos no Consuper tem início com publicação do Edital

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O processo de seleção de representantes da Sociedade Civil, dos Egressos e da entidade representativa dos trabalhadores do IFC no Conselho Superior (Consuper)do IFC, válido para o Biênio 2022/2024, teve início nesta sexta-feira (25), com a publicação do Edital nº 11/2022, que rege os procedimentos pela Comissão Eleitoral Central.

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL

O perí­odo de inscrições de candidatos será de 07/03 a 18 /03. O procedimento será feito por e-mail; os candidatos deverão preencher os devidos formulários (que serão divulgados na data inicial do processo) e enviá-los para o e-mail da Comissão Eleitoral Central: cec@ifc.edu.br.

As vagas disponí­veis e os critérios para candidatura são os seguintes:

EGRESSOS

O Consuper conta com duas vagas (mais duas de suplência) para egressos, eleitos por seus pares, na forma regimental. Para concorrer a estes cargos, basta ser estudante egresso do Instituto — exceto nos casos em que o candidato também é servidor. A escolha se dará por meio de webconferência, agendada para o dia 30/03, e mediada por representantes Comissão Eleitoral Central.

SOCIEDADE CIVIL

A representação da sociedade civil no Consuper conta com duas vagas para candidatos apontados por entidades patronais e duas para candidatos designados por entidades de trabalhadores. Os pré-requisitos para candidatura são:

• Ser entidade regularmente constituída e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Estar em pleno exercício de suas atividades;
  • Ter representatividade em um dos segmentos patronais ou de trabalhadores.

Para esta categoria, também é vedada a participação de servidores do IFC.

Os candidatos serão eleitos pelos seus pares, na forma regimental, em webconferência marcada para o dia 30/03, também com mediação da Comissão Eleitoral Central.

ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS TRABALHADORES DO IFC

A entidade representativa dos trabalhadores do IFC tem uma cadeira no Consuper (mais uma para suplência). A escolha se dará em duas etapas: na primeira, as entidades interessadas fazem sua inscrição e participam de webconferência (agendada para 01/04) e escolhem qual delas ocupará a vaga. Os pré-requisitos para candidatura são os seguintes:

• Ser entidade regularmente constituí­da e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Estar em pleno exercício de suas atividades;
  • Ser entidade representativa de trabalhadores do IFC.

Após esse passo, a entidade selecionada deve promover a eleição do representante no Consuper entre seus pares.

O resultado final do processo de eleição será¡ divulgado no dia 05/04, e homologado pelo Consuper no dia 26/04. Informações detalhadas sobre a seleção — incluindo o cronograma completo de atividades, explicações sobre o funcionamento das webconferências e o processo de homologação das candidaturas, entre outras  — estão disponí­veis no Edital.

A importância da representatividade

O Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas.

Por isso, o trabalho dos representantes é muito importante, pois é por meio do seu trabalho que egressos, sociedade civil e entidades representativas dos trabalhadores têm voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana