VI Jornada do Observatório do Ensino Médio de SC debaterá sobre currículo Base

terça-feira, 29 de junho de 2021

Em julho, será realizada a VI Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina com o tema “O currículo Base para o Ensino Médio Catarinense: documento oficial em debate”. As atividades estão programadas para 6, 9 e 14 de julho, com transmissão gratuita pelo canal oficial do IFC no YouTube, a partir das 19 horas.

Além dos integrantes do Observatório, esta edição da Jornada é organizada também pelo Itinera – grupo de pesquisas em Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo programa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). De acordo com os organizadores, o evento é direcionado para investigadores e profissionais de educação que discutem e atuam no Ensino Médio.

A professora no ProfEPT IFC Blumenau, Viviane Grimm, explica que a reforma do Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415 de 2017, associada a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), aprovada em 2018, tem sido objeto de muitas discussões no campo acadêmico, educacional e político. “A partir desses marcos legais as redes de ensino de todo país estão reestruturando seus currículos e em breve chegarão às escolas. A previsão é que em 2022 diversas redes estaduais iniciem a implantação do novo currículo do ensino médio. Nos próximos anos teremos diversos efeitos dessas políticas na formação dos jovens, no trabalho docente, no currículo e nas práticas educativas no Ensino Médio. Desse modo, é muito importante aprofundar o debate sobre esta política em suas diferentes fases de desenvolvimento, na tentativa de lançar luz sobre os interesses, as disputas, as limitações, os desafios e as possibilidades, inclusive de resistência”, justifica a professora e integrante da comissão organizadora da Jornada.

Inscrições e certificados – Para receber o certificado de participação, é necessário se inscrever na Jornada e registrar a presença nas três mesas de debate. As inscrições serão aceitas até 6 de junho pelo formulário online.

Programação

VI Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina – O currículo Base para o Ensino Médio Catarinense: documento oficial em debate.

6 de julho – Abertura e Mesa 1
Desafios e avanços na implantação do Novo Ensino Médio em SC: conexões com os contextos nacional e global. Convidados: Gaudêncio Frigotto (UFF) e Sandra Regina de Oliveira Garcia (UEL – Londrina). Mediação: Jane Richter Voigt (Univille)

9 de julho – Mesa 2
Currículo Base do Território Catarinense – Ensino Médio: convergências, disputas e contradições com a Proposta Curricular de SC. Convidados: Willian Simões (UFFS) e Fabíola Falconi Vieira (UDESC e Professor da Rede Pública de Educação, SED/SC). Mediação: Viviane Grimm (IFC/IFSC)

14 de julho – Mesa 3
Itinerários Formativos: arquitetura curricular em debate. Convidadas: Alice Casimiro Lopes (UERJ) e Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato (FURB/UDESC). Mediação: Juares da Silva Thiesen (UFSC).

Programação completa e os links de acesso estão disponíveis no site do evento.

Sobre as Jornadas: As jornadas do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina, realizadas desde 2018, trata-se de uma atividade promovida pelo Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMSC), grupo de pesquisa interinstitucional que tem como foco a discussão sobre o Ensino Médio catarinense. As jornadas realizadas até 2020 têm evidenciado a importância do debate e do aprofundamento das questões que envolvem o Ensino Médio em Santa Catarina. Acesse o site para informações sobre as jornadas anteriores.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: divulgação do evento