Reitora do IFC assume presidência do Conif em 2021

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu, nesta quarta-feira (9/12), a nova Diretoria Executiva da Entidade. Pela segunda vez, desde sua criação, uma mulher irá ocupar o cargo de presidente do Colegiado. Quem assumirá, a partir de fevereiro de 2021, será a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes. A eleição foi realizada virtualmente, durante a 23º Reunião Virtual do Conif.

Os desafios da Pandemia e pós-Pandemia e o orçamento limitado para o próximo ano são alguns dos desafios que a nova gestão terá pela frente. Ao falar sobre o assunto, a presidente eleita salientou que a próxima gestão dará continuidade no trabalho que tem sido feito pelo Conif em defesa da Rede Federal. Sônia atua na atual gestão à frente da vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. “Só posso agradecer a todos que confiaram na proposta apresentada pela chapa e reafirmar nosso compromisso de fazer um trabalho sério para conseguirmos avanços importantes em rede durante o próximo ano”, destacou Sônia.

A nova diretoria será composta ainda pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que foi eleito como vice-presidente de Relações Parlamentares; Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), que será o vice-presidente de Relações Institucionais; e Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

A eleição teve chapa única e contabilizou 31 votos a favor, cinco votos em branco, um nulo e quatro ausências. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar, de forma totalmente on-line. O atual presidente do Conselho, Jadir José Pela, parabenizou os eleitos. “Ter essa chapa eleita, construída com base no diálogo e em conjunto com todos, demonstra a força do trabalho em Rede. É emblemático ter uma mulher na presidência, em tempos de tantos desafios. Desejo muita sorte aos eleitos, pois sei que irão desenvolver um excelente trabalho”, completou.

Eleição 2020 – A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, a vice-diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Maria Celeste Monteiro e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. A votação ocorre por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público.

Texto: Ascom – Conif/Marcus Fogaça, com revisão de Fernanda Torres