Último dia do VI IFCultura é nesta sexta (30)

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O último dia de atividades do VI IFCultura ocorre nesta sexta-feira (30). Desde o dia 9 de outubro, estudantes de treze dos quinze campi do IFC apresentaram, sempre às sextas-feiras, espetáculos culturais de diversas modalidades, incluindo música, poesia, dança, cinema e artes visuais.

Devido à pandemia de Covid-19, o IFCultura de 2020 foi realizado via internet; os espetáculos são pré-gravados, e transmitidos no canal oficial do IFC no Youtube, com apresentação feita pelos servidores do comitê de organização e entrevistas com os artistas selecionados.

O último dia de apresentações têm início às 15h30, e conta com 13 apresentações.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

De acordo com a coordenadora geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli, que integra o comitê de organização, a equipe finaliza esta edição do IFCultura com a sensação de dever cumprido. “Os trabalhos recebidos foram surpreendentes e emocionaram a todos os espectadores. Prova disso são as  centenas de visualizações por parte de servidores, estudantes e seus familiares”.

Iara explica que, apesar dos desafios, o formato online conseguiu cumprir o objetivo de integração social e cultural entre a comunidade acadêmica – mesmo em um momento difícil como o atual. “As entrevistas com os estudantes durante os bastidores trouxeram muitas descobertas; sentimos como a arte entrou na vida de muitos e ajudou a superar esse período de isolamento social. A transmissão via internet trouxe inovações, como a exibição de curta-metragens; tivemos seis obras nessa modalidade. Os artistas plásticos e visuais também tiveram a oportunidade de expor suas obras de forma diferenciada de quando realizamos o evento em formato presencial”.

“Nosso desejo é que o IFCultura, que começou em 2014, se fortaleça a cada ano”, ressalta Iara. “E, agora que podemos contar com dois formatos, digital e presencial, podemos garantir a presença de um público mais diversificado”.

Confira abaixo as apresentações do terceiro dia do VI IFCultura, realizado no último dia 23:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza