Apresentações online do VI IFCultura continuam nesta sexta (16)

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A segunda etapa de espetáculos culturais do VI IFCultura ocorre neste sexta-feira (16). Como na semana anterior, o evento será realizado pela internet; as apresentações pré-gravadas serão transmitidas ao vivo no canal oficial do IFC no YouTube. A condução do evento ficará a cargo dos servidores do comitê de organização, e serão realizadas entrevistas com os artistas participantes.

O IFCultura terá mais dois dias de atividades, marcadas para 23 e 30 de outubro.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA. 

Mesmo com as diferenças no formato, os selecionados têm boas expectativas para o evento. Para alguns, a mudança foi até bem-vinda.  É o caso de Gabriel Rossa, do curso de Automação Industrial do Campus Luzerna, que performou a música “Sweater Weather”, da banda The Neighbourhood, tocando todos os instrumentos sozinho. “Esse processo online foi, pra mim, um diferencial, pq foi o que possibilitou que eu fizesse o tipo de performance que eu queria, usando técnicas de edição de áudio e vídeo”, conta.

Outra artista que enxergou bons aspectos no novo formato foi Maria Eduarda Correia, que apresentou uma versão de “Wish You Were Here”, do Pink Floyd.  Para ela, que cursa Informática no Campus Sombrio, a transmissão pelo YouTube permite que as apresentações transcendam os limites da comunidade acadêmica. “O fato de essa edição ser aberta para as pessoas de fora é bom, pois temos um alcance maior e podemos levar mais cultura para a vida das pessoas”.

Formação e descoberta –  Uma das pessoas mais capacitadas para falar sobre o IFCultura é o pós-graduando em Tecnologia Ambiente do Campus Araquari Bruno Dranka,  que estuda no IFC desde o ensino técnico integrado ao médio e participou de todas as edições do evento até agora. Artista plástico, ele expõe nesta edição trabalhos em sua maioria críticos, principalmente em relação ao atual contexto político-social e ao agronegócio, criados com aquarela e tinta nanquim.

Para Dranka, o evento teve um papel significativo na sua formação e na de outros participantes. “Quem é aluno do IFC há tanto tempo sabe que é um ambiente muito envolto no científico. Os eventos de pesquisa, inovação, ciência e tecnologia têm muito prestígio – e, é claro, são incríveis e trazem muito para nossa formação. Mas eu acredito que não é só esse aspecto que forma uma pessoa completamente e, quando veio IFCultura, ele abraçou muitos artistas que não se viam inseridos neste outro contexto e tiveram, enfim, uma oportunidade de mostrar o seu melhor. No meu período de estágio, eu dei aula a algumas pessoas que estiveram no evento e notei que essa sensação de pertencimento auxiliou inclusive no seu desempenho escolar”.

O artista plástico acrescenta que o evento deu a muitos estudantes do IFC a chance de se conhecerem enquanto artistas. “A cada edição, eu conhecia pessoas novas, muitas das quais tenho contato até hoje. E várias delas hoje estudam Música, Artes Visuais, Letras… foram direto para a área das Artes. E isso é muito legal, porque é visível que o IFCultura deu a essas pessoas a oportunidade de se encontrar”.

Assista abaixo ao primeiro dia de apresentações do VI IFCultura, transmitidas na última sexta (9):

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza