Inscrições abertas para 25 vagas em Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Com foco no desenvolvimento de processos e tecnologias ambientais, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari está com as inscrições abertas até o próximo dia 07 de fevereiro de 2020. São ofertadas 25 vagas para este curso que é gratuito e tem duração de até dois anos. O link para inscrição está disponível no site oficial do curso: http://ppgta.araquari.ifc.edu.br/

Este mestrado possui duas linhas de pesquisa em específico, sendo elas “desenvolvimento rural sustentável” e “tecnologias ambientais”. Aos candidatos interessados é sugerido que já possuam um foco de pesquisa e entrem em contato com algum possível orientador. O processo de seleção é baseado em duas etapas:

  1. Avaliação do currículo (etapa classificatória), com peso de 30% da nota final;
  2. Arguição da experiência acadêmica e profissional e da defesa do pré-projeto de mestrado para a banca de seleção (etapa eliminatória e classificatória), com peso de 70% no cálculo final da nota.

Por tratar de assuntos bastante plurais em suas disciplinas, o Coordenador do curso, Cleder Alexandre Somensi, explica que “O Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente é uma excelente oportunidade para profissionais graduados em diferentes áreas, como ciências biológicas, química, engenharias, ciências agrárias, ciências sociais, entre outras”. Destaca ainda o fato de, por ser um mestrado profissional, possibilitar ao estudante que mantenha seu emprego, caso o tenha. “Trata-se do único curso ligado a área de ciências ambientais da CAPES no norte de Santa Catarina, sendo totalmente interdisciplinar. E não tem mensalidade para pagar”, completa Cleder.

No ano de 2020 ingressará a segunda turma do Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente, com previsão de início das aulas para o final de março. Os estudantes da primeira turma, como o bacharel em Comunicação Social, José Eduardo Calcinoni, veem o curso como “Uma excelente oportunidade para quem quer se aperfeiçoar, explorar o universo acadêmico buscando soluções para problemas reais”. O estudante ainda comenta sobre a estrutura utilizada para o curso, salas de aula e laboratórios, “A equipe de professores é extremamente qualificada; estou em um curso ideal para o quem trabalha e pretende desenvolver pesquisas aplicadas”, finaliza.

Os candidatos interessados podem acessar o site oficial do curso para dúvidas gerais (http://ppgta.araquari.ifc.edu.br/), ou entrar em contato com a secretaria de pós-graduação do campus para mais informações: (47) 3803-7200 ou secretaria.ppgta@ifc.edu.br .

SERVIÇO:
O que:
 Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente
Quando: Até dia 07 de fevereiro de 2020
Inscrições: Através do site http://ppgta.araquari.ifc.edu.br/
Investimento: Taxa de inscrição para processo seletivo: R$200,00. Curso gratuito.
Local de realização: Curso ofertado pelo Instituto Federal Catarinense Campus Araquari

Texto e imagem: Cecom/Araquari