43ª Reditec reúne gestores da Rede para avaliação de resultados e troca de experiências

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizam esta semana a 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento teve início na segunda-feira e segue até 13 de setembro, no Campus Florianópolis-Continente do IFSC, e tem como tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.

A Reditec é realizada há 42 anos e recebe gestores dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II. O objetivo do evento é avaliar práticas e resultados nas instituições que compõem a Rede Federal. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é quem promove a reunião com recursos próprios e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). No ano passado, a Reditec 2018 foi realizada em Búzios e organizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).

A programação conta com palestras, painéis, apresentações de relatos de experiências exitosas e oficinas. As atividades abordarão três eixos temáticos: Contextos e desafios da implantação da Rede; Tecnologias para a inovação na Educação Profissional e Tecnológica frente ao mundo do trabalho; e como pensar nossos currículos em rede. O cronograma da Reditec conta ainda com visitas técnicas para promover a integração sociocultural com a região-sede.

Entre os diversos assuntos debatidos no encontro estão a internacionalização da Rede, práticas educacionais inclusivas, as funcionalidades da Matriz Conif (que é a metodologia utilizada para distribuição dos recursos destinados aos Institutos Federais pela Setec) e o atual contexto e as perspectivas futuras das instituições.

Acompanhe as principais notícias, a programação completa e todas as informações sobre a Reditec no site do evento: reditec.ifsc.edu.br

Texto: Equipe de Comunicação da Reditec