IFC promove curso de Especialização em Educação Matemática no Campus Araquari

quarta-feira, 10 de abril de 2019

O IFC Campus Araquari está disponibilizando um novo curso de Especialização em Educação Matemática, totalmente gratuito, que foi desenvolvido a partir da parceria com o Programa de Especialização Docente – PED. As inscrições foram abertas no dia 03 de abril de 2019 e irão até o dia 10 de junho de 2019. O início do curso ocorrerá no 2° semestre, dia 09 de agosto de 2019. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente de forma on-line, no seguinte endereço:

https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

As aulas acontecerão às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h30, e eventualmente aos sábados, conforme necessidade, e têm duração de três semestres. Estas ocorrerão no próprio Campus Araquari, tendo início na sala 205, Bloco D.

É necessário que os candidatos leiam o edital de processo de seleção, que está disponível no link:
http://posmatematica.araquari.ifc.edu.br/editais/

O curso conta com 20 vagas e tem por objetivo promover a formação continuada de profissionais graduados que atuem no Ensino Básico na área de Matemática, ou afins, por meio de uma pedagogia centrada no estudante, com ênfase na construção de salas de aulas equitativas.

O início do Curso – Esse projeto teve seu início em 2017, quando o departamento de matemática, juntamente com a direção do campus, decidiu criar uma especialização em Educação Matemática, nos moldes tradicionais. No decorrer da implantação da especialização, o IFC foi procurado por professores do Centro Leman de Stanford. O objetivo inicial do contato foi firmar uma parceria entre as instituições, visando ofertar uma especialização em conjunto com o centro Leman, o Instituto Canoa, e outras nove instituições brasileiras de ensino superior.

Após inúmeras conversas na reitoria e no campus, optou-se pela migração do projeto original para a implementação do projeto proposto pela equipe do centro Leman de Stanford, denominado PED-Brasil.

“Ao final do curso, esperamos contribuir com uma melhora nos processos de ensino/aprendizagem de matemática em Joinville e região, bem como, fazer uma rede de contatos com os docentes participantes para que possamos continuar em comunicação, em prol de avanços na educação”, diz Norton Pizzi Manassi, coordenador do Curso de Especialização em Educação Matemática.

Sobre a PED-Brasil – O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação latu senso em ensino de Matemática fruto de uma atividade conjunta de diversas instituições de ensino superior do país, juntamente com a equipe do Centro Lemann de Stanford sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do STEP – Stanford Teacher Education Program e Paula Louzano, Visiting Scholar.

Tem por um de seus objetivos capacitar e apoiar instituições formadoras de professores no Brasil a desenvolverem-se como centros de excelência em formação docente, além de conectar a pesquisa e a prática internacional mais recente sobre o ensino e aprendizagem da Matemática à formação docente e ao currículo das escolas de educação básica.

Texto: CECOM/Araquari – Laís Tedesco
Revisão: Raquel Rybandt