Definidas datas de inscrições para o Encceja 2019

quarta-feira, 13 de março de 2019

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma da edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 20 a 31 de maio. No dia 4 de agosto serão aplicadas as provas para o Ensino Fundamental e também para o Ensino Médio. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril.

Quem se inscreveu para o Encceja 2018 e não compareceu, pode participar da edição em 2019, mas terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo.

Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem busca a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem quer obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. Além da idade é preciso atingir uma nota mínima.

Resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de, pelo menos, cinco pontos na prova de redação.

Certificação pelo IFC

IFC é uma das instituições certificadoras para o Ensino Médio. No momento da inscrição para o exame, o candidato pode escolher um dos campi do IFC como unidade certificadora e, após o resultado das provas, deve ir até o local com os documentos necessários para obter a certificação. Lembrando que o IFC e apenas uma das instituições certificadoras. Maiores informações devem ser consultadas na página oficial do Encceja.

Fonte: Cecom/Reitoria
com informações do Inep