Semana dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio mobiliza o Campus Sombrio

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O Campus Avançado Sombrio do IFC promoveu, entre os dias 26 a 29 de setembro, a primeira edição da Semana dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Sematec). O evento teve a participação dos alunos dos cursos Técnico em Hospedagem e Técnico em Informática, com uma programação de palestras, oficina, minicursos e mostras científicas e culturais  – incluindo uma exposição fotográfica.

A Sematec contou também com uma edição do projeto de extensão Produção de Álcool em Gel no IFC Sombrio, que visa discutir aspectos relacionados aos conteúdos de Química e Biologia e sua relação com situações presentes no cotidiano dos estudantes. No caso específico são contemplados aspectos referentes as questões de saúde pública relacionas a gripe H1N1 (características do vírus da gripe H1N1, sintomas, etc.) e o uso do álcool em gel como medida preventiva.

O evento teve ainda a participação de dois egressos do curso Técnico em Informática. Marcelly Homem Coêlho, atualmente acadêmica de Engenharia da Computação (UFSC) e membro do projeto Meninas Digitais – Região Sul, ministrou a oficina “Uma iniciação à Eletrônica Embarcada”. Já Lucas Dalpiaz, bacharel em Sistemas da Informação e empresário na área da Informática, proferiu a conferência “O que o atual mercado de trabalho espera de um Técnico em Informática”.

Nova edição em 2019 – Os coordenadores de curso Giovani Felipe (Técnico em Hospedagem) e Victor Martins de Sousa (Técnico em Informática) destacaram a satisfação dos participantes e comentaram a intenção de organizar uma segunda edição da Sematec no ano que vem. “Esse evento trouxe experiências interessantes tanto para os discentes quando para os servidores; gostaríamos de uma nova edição”, afirmam.