Campus Araquari promove Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O Campus Araquari realizou, 24 a 29 de setembro de 2018, a sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe). O evento ofertou 133 atividades, todas dentro das dependências do campus. Foram mais de 1400 participantes ao total, que tiveram a oportunidade de assistir cerca de 90 diferentes palestrantes.

As atividades começaram na segunda-feira pela manhã, com uma ação promovida pelo Grêmio Estudantil, que trouxe a arte urbana para dentro da instituição. Para a tarde, a partir das 13h30, foi reservado um espaço para a abertura oficial do evento, contando com a participação de autoridades institucionais e a apresentação artística da Banda de Metais do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Para a palestra inicial, após as 14h, foi convidado o professor Airton Spies, que tratou das “Perspectivas, desafios e oportunidades para o agronegócio brasileiro”. Na sequência foi passada a palavra ao professor Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, que discutiu em sua fala “A importância da valorização da pergunta do aluno na sala de aula”.

A abertura do período noturno contou com a apresentação artística dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio Amon Reis e Abigail Maia, tocando um repertório variado de músicas brasileiras. Novamente com o professor Marcus como palestrante principal, o assunto para este momento foi “A pesquisa em sala de aula como proposta curricular”, tendo um público majoritariamente das licenciaturas.

Atividades na Sepe – Nos dias 25 e 26 de setembro, terça e quarta-feira, a Sepe transformou-se em um evento com múltiplas atividades acontecendo concomitantemente. Apenas nestes dois dias foram quase 90 atividades sendo realizadas das 8h às 22h, dentre elas: palestras, minicursos, oficinas, workshops e afins.

Estes dias são diferenciados por ser quando iniciam as semanas acadêmicas que, no IFC Araquari, são todas condensadas dentro da Sepe. Desse modo, aconteceram as atividades das semanas de Agrimensura, Agronomia (SemaAgro), Informática (SemaInfo), Licenciaturas (SemaLic) e Medicina Veterinária (SemaVet).

Além dos momentos específicos para cada curso superior, foram também oferecidas atividades gerais para os cursos de nível médio, preparação para o Painel de Integração de Conhecimento, e, ainda, atividades culturais como o AlmoSOM, que aconteceu de terça a sexta-feira, na área de convivência do Bloco E.

Trabalhos científicos – Já passando da metade do evento, a quinta-feira (27) foi reservada para a troca de experiências e informações científicas, através da apresentação de trabalhos realizados dentro e fora da instituição por estudantes, docentes ou profissionais.

Os trabalhos foram submetidos às modalidades de pôster científico ou comunicação oral, sendo pré-selecionados por uma comissão científica e, posteriormente, assistidos por uma banca, no dia do evento.

A manhã do dia 27 contou com as apresentações de 71 pôsteres científicos, expostos no ginásio do campus e abertos para a visitação do público. Nos períodos da tarde e da noite, as salas do Bloco E receberam 88 apresentações de comunicações orais, que também eram abertas para a participação da comunidade.

A partir da tarde de quinta-feira, ao mesmo tempo que ocorriam as apresentações em sala de aula, iniciaram os preparativos para o Painel de Integração do Ensino Médio, que aconteceu no Ginásio da instituição na sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de setembro.

Texto e Imagens: Cecom Araquari