109 anos de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia completam 10 anos em dezembro deste ano. Sua história, porém, é muito mais antiga do que isso. Esta trajetória centenária, que facilitou o acesso da população à educação, à ciência e à tecnologia, começou em 1909, quando o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices – o ponto de partida da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que completou 109 anos de existência neste domingo, dia 23 de setembro.

Desde então, foi uma longa jornada. Das escolas de Aprendizes e Artífices, surgiram os Cefets, as Uneds, as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e ainda algumas escolas vinculadas às universidades. A partir dessas unidades, foram construídos os Institutos Federais em 2008 – instituições que continuam com a missão da Rede de qualificar profissionais e desenvolver pesquisas e processos tecnológicos em todo o território nacional

Saiba mais sobre essa história tão importante para o desenvolvimento do país no link abaixo:

Linha do Tempo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica