II SETIC traz mais ciência, cultura e tecnologia para o campus São Bento do Sul

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Nos dias 28 e 29 de agosto o campus do IFC São Bento do Sul promoveu sua segunda Semana de Ensino, Tecnologia e Iniciação Científica. A SETIC, coordenada pela professora Raquel Cardoso de Faria e Custódio, da disciplina de espanhol, teve neste ano o tema: “Tecnologia para tudo e para todos”, e se propôs a organizar debates e trocas de ideias e de experiências entre alunos, professores e a comunidade, estimulando assim uma aproximação com o conhecimento científico e tudo que provém dele.

Foram organizadas diversas atividades: oficinas com temas ligados a tecnologia, palestras, Sessões orais com projetos de pesquisa e de extensão realizados no campus SBS, Mesa-redonda com a temática científica e tecnológica, além de visitas guiadas aonde estudantes de outras escolas puderam conhecer o Instituto, apresentados pelos alunos dos Cursos técnicos integrados ao ensino médio e também das graduações. Houve ainda a segunda Edição do Fórum JIAL (Jovens Ideias da América Latina), em que os estudantes do campus puderam expor suas ideias e projetos e receber orientações e apontamentos dos professores, e também atividades culturais de canto e teatro organizadas pelos alunos.

Palestras – A SETIC contou com a participação de quatro convidados para palestrar nos dois dias de evento: na abertura, recebeu no auditório a Professora do Instituto Federal do Paraná, Dra. Márcia Valéria Paixão, que falou sobre “A aprendizagem no Século XXI: o papel da tecnologia”. Na parte da noite foi a vez do Professor Tiago Andrade Chimenez, da disciplina de química do IFC São Bento do Sul, apresentar o tema: “Cientistas, onde vivem, onde moram, do que se alimentam”. Na quarta-feira o evento contou com a presença de Marcelo Pinhel, da empresa Favo Tecnologia LTDA, falando sobre “Como transformar o TCC em uma Startup”, e para o encerramento  uma fala de Kleber Vinicio Schardosim, da empresa Auttom Automação e Robótica LTDA.

Oficinas – Nas oficinas, promovidas na terça-feira a tarde, estudantes e pessoas da comunidade puderam estar mais próximos dos recursos tecnológicos, por meio de temas diversos organizados pelos docentes do IFC São Bento do Sul. O professor Andrei Leandro Morsh Franco, da área da automação, ministrou a oficina “P.U.N.K.” A professora Patricia Terles Dallagnollo, da Física, organizou a oficina “Uma breve introdução ao Latex”. A professora Karine Arend, de Química, promoveu a oficina ” Cianotipia: A fotografia azul”. Abordando a temática “Currículo Lattes”, a professora da área da Computação, Andreia Marini. Houve ainda a oficina “Robótica com arduino”, ministrada pelo Professor Laercio Luerdes, da Automação. O Grupo Amigos dos Deficientes Visuais de São Bento do Sul foi especialmente convidado para a SETIC e organizou a Oficina ” Uma nova maneira de enxergar o mundo – Oficina de Escrita em Braile.”

Mesa-Redonda -Para a Mesa-Redonda, realizada na tarde da quarta-feira, a SETIC contou com a presença de três convidados: Professor Dr. Bruno Maia de Guimarães, da área de Segurança do Trabalho do IFC São Bento do Sul, Professora Luana Tilmann, da área de concentração do Atendimento Educacional Especializado do IFC Santa Rosa do Sul, e da professora de Biologia Rafaela Toledo, da Escola de Educação Básica Celso Ramos Filho. Bruno falou sobre Utilização de Tecnologia de ponta na Ergonomia, Luana discutiu o Papel da Tecnologia Assistiva na promoção da acessibilidade e da equidade social para as pessoas com deficiência, e Rafaela apresentou Uma breve história da tecnologia na genética.

Visitas guiadas – Uma das novidades da SETIC 2018 foi a organização de visitas guiadas para alunos da região de São Bento do Sul. Os estudantes e professores do Ensino Técnico Integrado e da Graduação ficaram responsáveis por apresentar seus cursos aos visitantes, em stands com materiais utilizados em suas áreas, e explicando o que é feito e estudado em seus cursos. Foram recebidas nove escolas, num total de aproximadamente 500 visitantes. Passaram pelo IFC as escolas Jerônimo Pacheco (Rio Negrinho); Baselisse Carvalho (São Bento do Sul);  Maria José Duarte da Silva (Campo Alegre); Paulo Fuckner (Campo Alegre); Denise Hams (São Bento do Sul); Argemiro Gonçalves (Campo Alegre); Carlos Zipperer Sobrinho (São Bento do Sul); Prefeito Henrique Liebl (Rio Negrinho) e Escola Professor Newton Mendes (São Bento do Sul). Nas visitas foram apresentadas as instalações do Instituto, seus espaços e recursos.

Sessões Orais -Durante a II foram apresentados os projetos de pesquisa e de extensão que seriam classificados para a XI MICTI, de acordo com as notas dadas pelos avaliadores. Apresentaram-se os seguintes projetos:
Pesquisa
A formação discursiva subjacente à docência em geografia;
Estudo da estabilidade do biodiesel através de técnicas de espectroscopia;
Proposta para Edital Nº 257/17 – Concessão de Bolsas para Auxílio as Coordenações de Pesquisa nos Campi do IFC;
*Evaristo: simbólico e literário. Onde você se encontra?;
*Memória e Sociedade: outros olhares sobre o viver em São Bento do Sul – SC;
Desenvolvimento e implementação de sistema fundamentado em internet das coisas (Internet of Things – IoT) destinado ao monitoramento e comando à distância de sistemas de iluminação.;
*Empoderamento: sentidos e apropriações de tal conceito nas redes sociais mais utilizadas no Brasil: Twitter e Facebook, no ano de 2017.;
A literatura e seus tentáculos no Ensino Médio Integrado e Engenharias.;
Os silêncios em Conceição Evaristo e em Carolina Maria de Jesus;
Mapeamento da Produção científica sobre a vulnerabilidade em sistemas automotivos.;
Avaliação dos ergonômica dos postos de trabalho dos técnicos administrativos do instituto;
Problema de Alocação de Salas e Laboratórios no IFC SBS utilizando Programação Inteira

Extensão:
Cante Coral IFC;
São Bento em Cena;
IFCine;
Clube de Programação;
Culturando;
Confradia Latinoamericana;
Oficina Audiovisual;
Desenvolvimento de plataforma de espectroscopia de fluorescência para estudos de biodiesel e glicerol obtido a partir de óleos de fritura coletados juntos à comunidade;
Uma proposta de empreendedorismo social para a agricultura familiar no município de Campo Alegre.
Os trabalhos mais bem avaliados participarão da Décima Primeira Edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar do IFC, em novembro, que este ano acontecerá no campus São Bento do Sul.

Atividades culturais – Os estudantes do campus São Bento do Sul organizaram  apresentações culturais nos dois dias de SETIC. Na noite de terça-feira, os alunos dos primeiros anos do Técnico Integrado organizaram uma encenação sobre a tecnologia e os avanços científicos, suas consequências e possibilidades. Na manhã de quarta, a rapper Duda, de São Bento do Sul, apresentou um rap falando sobre a tecnologia. Na quarta feira a noite, durante o encerramento do evento,  as alunas Rafaela e Nicole, do 1º ano de Informática, juntamente com  o acadêmico Jean Marcos, da Engenharia de Controle e Automação, fizeram uma apresentação musical.

 

II JIAL – Concomitantemente ao evento, foi organizada a segunda edição do Fórum JIAL, em que estudantes do campus SBS tiveram a oportunidade de expor ideias e projetos de várias áreas e interagir com os professores sobre suas criações. Apresentaram-se os seguintes estudantes e seus projetos:

Raquel  Valentini,Nicolly Inácio de Jesus,Mireli Caroline Bael,Rafaela Moreira Beacon Informa
Sidnei de Souza Junior Aplicativo SBSbus
Vinicius Augusto Alves Ranulfo da Silva Segurança Implementada na Biometria
Maisa Eduarda Neidert Adaptação de prótese com encaixe para objetos
Juliezer da Silva Software Gestão de Smart City
Julia Alves Rackow, Osvaldo Tavares de Camargo Junior, Monica Andrade Mallon, Jefferson Guilherme Kuss Visão Inteligente
Maria Eduarda Verbinenn, Beatriz Luize Neitzhe, Cássio Henrique Moreira, Felipe Alves Ribeiro Máquina CDAC
Camila Jacomozzi, Sara Aline Silva Feira de Produtos Agrícolas Online

Através de todas essas atividades, os envolvidos na SETIC puderam estar mais próximos do mundo científico, interagindo, trocando ideias, conhecendo equipamentos tecnológicos, ouvindo as ideias de pessoas ligadas a ciência e a tecnologia. Também destaca-se a abertura do campus à comunidade, através das visitas de professores e estudantes de outras escolas, além dos professores e profissionais que ministraram as palestras e a mesa-redonda, vindos de outras instituições.

O IFC São Bento do Sul agradece a todos os envolvidos na organização e realização da SETIC, reconhecendo o esforço e empenho de professores, técnicos administrativos e, principalmente, dos estudantes do campus, para que a Semana fosse produtiva, dinâmica e interessante. Agradece aos palestrantes e profissionais que deram suas contribuições ao evento, ao grupo Amigos dos Deficientes Visuais de São Bento do Sul, e também aos grupos de escolas que vieram prestigiar a SETIC e  o campus São Bento do Sul.

Texto e Imagens: Cecom SBS