Moção de congratulações aos Trabalhadores Rurais sem Terra de Santa Catarina

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Reunido na data de ontem, o Conselho Superior (Consuper) do Instituto Federal Catarinense, órgão máximo da instituição, aprovou por unanimidade a moção de congratulações, sugerida pelos conselheiros João Carlos Cichaczewski e Marluse Castro Maciel, relativa à passagem do dia 25 de maio, data que marca 30 anos de história do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra em Santa Catarina.

Com um campus cuja sede está situada no Assentamento José Maria, localizada a aproximadamente 30 km de distância do centro da cidade de Abelardo Luz, o IFC vem buscando uma intervenção articulada com os movimentos sociais do campo, a fim de que a educação oferecida pelo instituto atenda às necessidades regionais, bem como efetive a oferta do ensino público, gratuito e de qualidade socialmente referenciada.

A presidente do Conselho, Sônia Regina de Souza Fernandes, aproveitou a oportunidade para parabenizar os 30 anos de conquista e luta do coletivo do campo, além de reiterar a presença do IFC na região como bem público, construído a partir de uma gestão democrática com a comunidade como um todo.

Moção de congratulações

Em 25 de maio de 1985, os trabalhadores rurais sem terra, organizados em movimento, conquistavam, após um período de lutas intensas, o direito de trabalharem e produzirem na região de Abelardo Luz/SC, em uma fazenda até então completamente improdutiva.

Trata-se de uma conquista histórica para os trabalhadores rurais de toda a região, que a transformou em um centro de produção na modalidade de agricultura familiar organizada em cooperativas de trabalhadores.

Nesta data, o Conselho Superior do IFC, reunido na cidade de Concórdia, manifesta suas sinceras congratulações, aos trabalhadores e trabalhadoras rurais dos assentamentos de Abelardo Luz, pela passagem desse dia tão importante para a população daquela região e, em especial, para a política nacional de reforma agrária.

Consuper, 24 de maio de 2018.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações do Campus Abelardo Luz e Consuper