Inscrições para Encceja 2018 acontecem em abril

segunda-feira, 16 de Abril de 2018

Entre os dias 16 e 27 de abril, estarão abertas as inscrições para participação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem se inscrever pelo site do Encceja.

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja ) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.

A participação no Encceja Nacional 2018 é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com no mínimo 15 (quinze) anos completos, na data de realização do Exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 (dezoito) anos completos, na data de realização do Exame, para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade considerada apropriada para cada nível de ensino.

“O papel do IFC é, exclusivamente, atuar como instituição certificadora para conclusão do Ensino Médio, sendo que cabe ao INEP a elaboração, aplicação, correção das provas e divulgação dos resultados do Encceja. Para ser certificado pelo IFC o interessado deve indicar, no ato da inscrição, um de nossos campi e atingir nota mínima exigida para Certificação ou obtenção de Declaração Parcial de Proficiência”, explica a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek de Souza.

Sobre os locais de prova

Provas serão aplicadas no dia 5 de agosto. Para conferir o local de prova, o participante deverá imprimir o cartão de confirmação da inscrição, pelo site do Encceja. As instituições, inclusive os campi dos Institutos Federais, não terão acesso à lista com nomes dos participantes, pois o exame será executado por empresa contratada pelo Inep.

Texto: Cecom/Reitoria

Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG