Campus Rio do Sul formaliza contrato de doação de imóvel com a União

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

No dia 05 de outubro de 2017, na Superintendência do Patrimônio da União de Santa Catarina, o Instituto Federal Catarinense (IFC) recebeu, da União, a doação com encargo do imóvel onde está localizada a Unidade Urbana do Campus Rio do Sul. Estiveram presentes, na ocasião, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, o superintendente substituto do Patrimônio da União/SC, Carlos José Bauer, as testemunhas Carlos Thomaz Albuquerque de Magalhães Gomes e Tereza Cristina Godinho Alves, o procurador do IFC, André Luís Contreira de Oliveira, e o diretor de Administração e Planejamento do Campus Rio do Sul, Marco Antonio Imhof.

Os trâmites dessa conquista se iniciaram no ano de 2006, quando a Antiga Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul recebeu, da Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC), um terreno de 2.179,00 m² situado no centro da cidade de Rio do Sul. A posse do imóvel se deu na forma de cessão de uso, por um período de 10 anos, com o compromisso de instalar-se, no local, uma unidade educacional.

Em abril de 2009, foi inaugurado o primeiro bloco de salas de aula, com 2.599,70 m². No ano de 2013, o campus adquiriu um imóvel de 390 m², ao lado do terreno cedido, com a intenção de futuramente unificar as suas matrículas. Em 30 de outubro de 2014, foi entregue o segundo bloco, com 1.948,00 m². Vencido o prazo da cessão de uso do imóvel em 2016 e cumpridas todas as cláusulas dessa prerrogativa legal, a Reitoria do IFC, em parceria com o campus, passaram a considerar e pesquisar a viabilidade de doação, que possibilitaria, assim, a sua posse e propriedade.

Com a conquista formalizada no dia 05, será possível unificar a matrícula com a de outro terreno que já é de propriedade do campus, permitindo, assim, a expansão da área construída de acordo com o Novo Plano Diretor da cidade de Rio do Sul.

A unidade de ensino da Rede Federal, localizada à Rua Abraham Lincoln, nº 210, no Bairro Jardim América, oferta hoje três licenciaturas (Matemática, Física e Pedagogia), um bacharelado (Ciências da Computação), um curso técnico integrado ao ensino médio (Técnico em Informática), um curso técnico subsequente ao ensino médio (Agrimensura) e uma pós-graduação (Gestão em TI), e possui cerca de 520 alunos, 38 docentes e 14 técnicos administrativos.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações de Marco Antonio Imhof.