Menu principal
 

Pesquisadores de Moçambique fazem treinamento no Campus Araquari

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Na última semana, de 25 a 30 de setembro, o IFC Campus Araquari recebeu três técnicos do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado (INIP), órgão do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca do País de Moçambique.

O objetivo foi a capacitação em técnicas de amostragem, processamento e de diagnóstico, incluindo a PCR (Reação em Cadeia pela Polimerase), para a pesquisa de WSSV (Doença da Mancha Branca na carcinicultura) e de doenças de peixes. A capacitação aconteceu de segunda a sexta-feira e teve a participação dos técnicos Saquibibi Valgy Ibraimo e Rosario Herminio Mutamira, ambos médicos veterinários, e da bióloga Dulce Pondeca.

Esta capacitação faz parte do projeto SWIOFish Mozambique, que é um plano nacional de monitoramento de doenças em animais aquáticos, a ser implantado no período de 5 anos. O treinamento foi ministrado no Laboratório de Ensino e Diagnóstico Veterinário (LEDVET) do IFC Araquari pelos professores Dr. Delano Schleder, Dr. Marlise Pompeo Claus, Dr. Mauricio Lehmann e Dr. Robert Lenoch.

A partir dessa ação, está sendo firmado convênio internacional entre o IFC e o INIP, que abre possibilidades para a equipe de servidores do IFC irem a Moçambique ministrar treinamentos aos técnicos daquele país.

 

Texto: Robert Lenoch
Imagens: Robert Lenoch e Maurício Lehmann.