Menu principal
 

Estudantes do IFC apresentam trabalho na 69ª Reunião da SBPC

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Os estudantes do curso técnico de Controle Ambiental do Campus Camboriú, Beatriz Faga e Daniel Caldas de Oliveira, e o professor-orientador, Joeci Ricardo Godoi, participaram da 69ª Reunião da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 16 a 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG). A participação aconteceu em decorrência de um convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, em apoio aos estudantes premiados na Intel ISEF 2017. Os discentes apresentaram o trabalho Avaliação da concentração de Material Particulado Inalável (MP10): Estudo de caso em Camboriú – Santa Catarina no estande do MEC, com intuito de divulgar as pesquisas científicas realizadas nos Institutos Federais.

Segundo a estudante Beatriz Faga, participar do evento foi uma experiência e um aprendizado. “Tivemos a oportunidade de rever amigos, fazer contatos com integrantes da comunidade científica, além de divulgar o nosso trabalho, o que nos instiga a continuar fazendo ciência e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo”, diz ela.

Para o aluno Daniel Caldas de Oliveira, a experiência de conhecer novos projetos e pessoas foi muito boa. “Foi incrível rever amigos e conhecer pessoas novas que estão no mesmo caminho que nós e poder trabalhar com elas. Espero que haja outra oportunidade de continuar com esse trabalho”.

A presença do IFC neste evento foi de suma importância para divulgar as ações de pesquisa da instituição, incentivando, assim, a comunidade acadêmica a desenvolver novas atividades de pesquisa e extensão. Ainda, a participação proporcionou a interação com a comunidade científica brasileira. “Esse fato significa o aumento do conhecimento, o que fomenta o desenvolvimento das atividades de iniciação científica. A oportunidade de fazer contatos com a comunidade científica brasileira e compartilhar informações sobre as pesquisas realizadas em nossas instituições nos estimula a continuar aprimorando e incentivando os estudantes no desenvolvimento da ciência”, relata o professor-orientador Joeci Ricardo Godoi.

MAIS

No estande do MEC, estiveram presentes estudantes de diversas regiões do país, os quais participaram anteriormente de feiras de ciências regionais e/ou internacionais, com intuito de divulgar e incentivar a participação dos jovens cientistas nesse tipo de evento.

Estiveram presentes, também, representantes das feiras de ciências Mostratec, Febrace, FetecMS e Ciência Jovem. Essas são outras feiras das quais os estudantes do IFC podem participar, confira:

Mostratec – http://www.mostratec.com.br/pt-br

Febrace – http://febrace.org.br/

FetecMS – http://fetecms.com.br/

Ciência Jovem – http://www.espacociencia.pe.gov.br/atividade/ciencia-jovem/

*Informações e imagens: Divulgação/Camboriú.