#EspecialJIFC2017: Segunda edição com jogos mais acirrados

sexta-feira, 7 de julho de 2017

O mesmo lugar, a mesma época do ano, mas não os mesmos jogos. A segunda edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (II JIFC) aconteceu 15 dias antes da edição passada e movimentou o Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), na cidade de Blumenau (SC), nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Este ano tivemos um aumento de 44% de participantes e a vinda de representantes de todos os campi do IFC. Foi a primeira vez nos JIFC da delegação do Campus Abelardo Luz, que emocionou a torcida ao conquistar a vaga para a etapa regional Sul dos Jogos dos IFs (JIF) na modalidade futsal feminino. Kátia Maira Rodrigues de Souza veio acompanhada da delegação contar os feitos do time, que realizou apenas um treino conjunto antes de vir para os jogos. “Treinamos em uma quadra emprestada pela escola que fica perto do nosso campus”, diz ela.

Em coro, junto de Kátia, as colegas de time e também estudantes do curso técnico integrado em Agropecuária falavam alto sobre a conquista: “Não dá para acreditar, é uma sensação tão boa. Nós nem imaginávamos que chegaríamos à final, achávamos que nem íamos passar do primeiro jogo”.

Enquanto alguns estudantes estão nos JIFC pela primeira vez, outros retornam em busca da repetição de feitos positivos em 2016. Bruna Caroline Alves disputa a modalidade tênis de mesa e ano passado foi para a etapa regional Sul. No terceiro ano do curso técnico integrado em Administração do Campus Ibirama, Bruna faz planos para retornar em 2018. “Quem sabe eu não esteja aqui no ano que vem? Pretendo fazer o curso superior em Medicina Veterinária em Araquari e, se eu for aprovada, posso ter a oportunidade de voltar aos JIFC reencontrar os colegas, fazer novas amizades e trocar experiência com outros atletas da minha modalidade”, salienta ela, que ajudou algumas jogadoras que tinha dificuldades em jogadas e movimentos específicos.

Para Igor Antônio de Abreu, que está no terceiro ano do curso técnico integrado de Agropecuária no Campus Santa Rosa do Sul a principal diferença da primeira para segunda edição dos jogos é o preparo dos atletas. “Deu para sentir o nível mais elevado das competições, os estudantes estão treinando e se preparando para os JIFC. Para os que ainda não vieram ou pretendem vir eu daria as seguintes dicas: 1. treinem; 2. conheçam novas pessoas; 3. interajam para saber sobre os outros times”, reforça ele.

Quer ver mais fotos? Confere a Galeria do IFC.Oficial no Facebook AQUI.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.