#EspecialJIFC2017: Interação redobrada nos II JIFC

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Muita cantoria, agitação, risadas e interação marcaram a II edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (IFC). A abertura do evento aconteceu na noite do dia 28 de junho e reuniu os estudantes/atletas no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI/Blumenau) e contou com a presença de pró-reitores, diretores-gerais e servidores do IFC.

Confira abaixo a entrevista com o coordenador-geral da Comissão Organizadora dos II JIFC, Vladimir Schuindt da Silva, que avalia os II JIFC.

A estudante Ana paula de Souza, estudante do curso Técnico Integrado em Administração do Campus Ibirama participa pela primeira vez dos jogos e aproveitou o momento para aprender mais sobre estratégia de Tênis de Mesa com os colegas. “É o primeiro ano que venho e pratico a modalidade em casa, com os meus pais, como hobby. Aqui pude trocar experiência com os colegas, além de me divertir com o esporte que gosto”, diz ela.

Segundo Cinara Lemos, coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, os jogos oportunizam experiências que contribuem para o desenvolvimento humano e integral dos estudantes. “Foi possível perceber diversas demonstrações entre os estudantes para além da competição, como cooperação, empatia, respeito, solidariedade. O respeito ao colega competidor, a ajuda ao atleta que esgotou sua energia após a prova, a tolerância com os erros, a torcida por estudantes de outros campi foram cenas frequentes. Isso nos alegra porque é o maior aprendizado que os estudantes poderão levar consigo no retorno para os seus campi e para suas vidas, para além da formação profissional, a formação ética e cidadã”, salienta Lemos.

Para Vladimir Schuindt da Silva, coordenador-geral da Comissão Organizadora dos II JIFC, houve uma evolução significativa da primeira para a segunda edição. “Do ponto de vista técnico, tivemos um salto qualitativo e quantitativo, principalmente pela participação dos 15 campi, o espírito de identidade do IFC está sendo consolidada. Ainda, ao compreendermos a cultura esportiva para além de uma prática competitiva, mas sim compreender que o esporte nos jogos reforçam a prática do esporte educacional”, frisa ele.

A etapa regional Sul (JIFSul) acontece de 28 a 31 de agosto em São José dos Pinhais (PR) e, conforme Vladimir, esperam-se nos estudantes do IFC dedicação e compromisso. “Estamos em busca de uma cultura esportiva que vai além da competitividade e mostra, entre os estudantes que foram e os que não foram, um companheirismo e torcida”, salienta ele.

Quer ver mais fotos? Confere a Galeria do IFC.Oficial no Facebook AQUI.

Para aqueles que não vieram para os II JIFC e ficaram curiosos, o estudante Sandrinho Júnior fez um vídeo apresentando um pouco da estrutura física do Complexo Esportivo e da alegria dos participantes. Vem com a gente assistir.

*Texto, fotos e áudio: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.